quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dicas de livros e filmes sobre moradoradores de rua

Olá! A proposta de hoje é postar dicas sobre livros e filmes com o tema: "Morador de Rua".

LIVROS:

"Vidas de Rua": Cleisa Moreno Maffei Rosa.
Neste livro a autora indica que as difícieis conjunturas econômicas das décadas de 1970 e 1980 deixaram parcelas significativas de trabalhadores à mercê do desemprego e da precariedade cada vez maior das condições de trabalho, com efeitos perversos em suas vidas, tais como, situações de extrema dificuldade material, rompimento de vínculos afetivos, ameaça cotidiana da violência policial e das ruas, agravada pela presença cada vez mais avassaladora do crack, ausência de direitos e abandono institucional.

"Poder e Contrapoder - Imprensa e morador de rua em São Paulo e Paris": Camila Giorgetti
Este livro aborda com profundidade o morador de rua e a batalha por sua visibilidade na sociedade, no estado, na academia e na mídia. O trabalho está dividido em duas partes. Na primeira, “O poder”, partindo da história do Estado do Bem-Estar Social, na Europa e no Brasil, e de sua crise, ao mesmo tempo em que aponta aspectos pontuais desse processo, como os ideais igualitários em meio à racionalidade econômica e à instrumental. A autora segue em direção a uma análise diferencial de como os moradores de rua são objetos da estrutura legal nas duas cidades em que realizou sua pesquisa.
Nesse movimento, analisa a relação entre o morador de rua e o poder constituído do Estado. A higiene social e a relatividade da cidadania são alguns dos modos como o poder prepara a cegueira social.
Na segunda parte, “O contrapoder”, Camila Giorgetti passa a discutir os mecanismos possíveis de luta pela visibilidade que será essencial na transformação da cidadania inconsistente do morador de rua.
Aqui, a academia e a mídia terão o papel fundamental, expondo a arquitetura da cegueira em curso: professores e jornalistas podem analisar e propor soluções contra a intolerância e o extermínio, modos dinâmicos da invisibilidade.” 


FILMES:  

"A margem da imagem": Evaldo Morcazel

O filme surgiu de um exercício realizado por Mocarzel em um curso em Nova York. Seu projeto, Pictures in the Park, queria discutir o roubo de imagem com moradores de rua e acabou se transformando em idéia para um projeto mais ambicioso.
À Margem da Imagem é o primeiro de uma série de documentários preparados pelo cineasta. Quatro documentários tentarão fazer um retrato do Brasil urbano. À Margem da Imagem, sobre moradores de rua, À Margem do Concreto, sobre ocupações, À Margem do Lixo, sobre catadores de papel, e À Margem do Consumo, sobre uma favela. Um quinto filme ainda completa os planos do diretor: Parteiras, filmado na Amazônia.
O documentário "A margem da Imagem" mostra as rotinas de sobrevivência, o estilo de vida e a cultura dos moradores de rua do município de São Paulo.
Foi lançado em 2003 e possui a duração de 72 minutos. 

"Última Parada 174" : Bráulio Mantovani.
É um filme brasileiro de 2008 é  uma ficção baseada na história verídica de Sandro Brabosa do Nascimento, menino de rua do Rio de Janeiro que sobreviveu à chacina da candelária e, em 2000 sequestrou um ônibus. 
A Chacina da Candelária, como ficou registrada na mídia, ocorreu na madrugada do dia 23 de julho de 1993, ocassião na qual  seis moradores de rua foram assassinados por policiais militares próximos às dependências da Igerja da Candelária.


Espero que gostem das dicas!!





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário